top of page
Buscar

Conhecer a própria história

  • Foto do escritor: Tamires Santana
    Tamires Santana
  • 8 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Quando nos dispomos a conhecer nossa história, nos conectamos a uma teia complexa de vivências, valores e tradições que moldaram nossas identidades e influenciam nossa maneira de ver o mundo.


As origens apresentam uma linha histórica de antepassados, que podem ser descobertas com a ciência, ao traçar o passado genético, revelando linhagens e conectando a povos e culturas, muitas vezes desconhecidos, ou com conversas com os mais velhos os quais indicam quem somos e indica como chegamos até aqui.


Conhecer esta linhagem traz um forte sentido de continuidade e propósito, o que fortalece a identidade e a autoestima, além de ajudar a enfrentar os desafios da vida com mais resiliência, mas também é a oportunidade de aprender com os erros e acertos dos antepassados.


Entender a própria história oportuniza reconhecer o valor das histórias dos outros, pois muitas vezes, heranças e lutas têm inúmeras semelhanças.


Portanto, conhecer a própria história é instrumento tanto para usar a sabedoria acumulada de quem veio antes, para a tomada de decisões mais conscientes, como é a oportunidade para respeitar as diversidades culturais e históricas, construindo uma teia mais solidária entre as gerações.


Tamires Santana

Assessoria de Comunicação para HEFC

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Ancestralidade e saúde

A ancestralidade é um elo essencial que conecta indivíduos aos seus antepassados, transmitindo heranças culturais, tradições e...

 
 
 

Comentários


CULTURA E MULTIMÍDIA

bottom of page